logo-site-220x244

Juliana Guisilin

Consultora de Estilo

consultoria estilo

8 medos que bloqueiam seu estilo

Não é todo mundo que gosta, se sente confortável ou enxerga necessidade de mudanças. E mesmo depois que decidimos mexer no que está incomodando, possivelmente iremos nos deparar com a falta de conhecimento, o medo de errar e ficar pior do que já está, o orçamento limitado, a falta de controle do processo.

Listei abaixo alguns dos medos comuns que as minhas clientes compartilharam comigo ao longo de 10 anos como Consultora de Estilo.

– Medo de tirar muitas peças no armário e ficar sem ter o que usar.

– Medo de descobrir que desperdiçou dinheiro comprando errado.

– Medo de se deparar com a sensação de fracasso de não saber se vestir.

– Medo de a mudança não trazer os benefícios imaginados.

– Medo de tudo custar muito caro.

– Medo da reação das pessoas.

– Medo de se sentir inadequada.

– Medo de ter que se vestir igual à consultora.

Vou compartilhar com vocês algumas das conversas que eu costumo ter com as minhas clientes acerca destes temas:

– Grandes mudanças na vida, trazem mudanças no guarda-roupa. É natural que a gente olhe para as nossas roupas em algum momento e sinta que elas não têm mais nada a ver com a pessoas que somos e a que queremos nos tornar. Está tudo bem, isto acontece com todo mundo e é natural. Como diz Marie Kondo, agradece e segue. 

– Nenhuma consultoria de estilo tem o objetivo de deixar a cliente sem opções. Muito pelo contrário, a ideia é renovar a forma de uso, reformar as peças que podem ganhar outra versão dentro da nova proposta de estilo, introduzir peças novas que ampliem as possibilidades de outras que já estão ali. Podemos aproveitar tudo que a cliente desejar manter no armário. E podemos começar do zero também.

– Tire as peças que acha que não vai usar, deixe-as em algum lugar que você não acesse muito. Siga a vida. Se passar algum tempo sem que você se lembre ou sinta falta delas, é porque provavelmente elas já não tem lugar na sua vida atual. Em alguns casos, elas realmente podem ser doadas e em outros, eu acredito que possa ser uma questão de pensar algo diferente com uma cabeça mais cheia de repertório de estilo.

– Pode ser que por algum tempo você tenha feito escolhas ruins para o seu guarda-roupas, quem nunca? Os erros fazem parte de qualquer processo. Avalia-los sem se punir, vai trazer mais clareza e mais assertividade nas próximas compras.

– O único jeito de evitar frustração é alinhar expectativas. Antes de qualquer consultoria, eu tenho uma conversa de 30 minutos com cada cliente para explicar o que acontece no processo, envio um orçamento com todos os itens que serão abordados e no questionário inicial que todas recebem, uma das perguntas que norteiam o nosso trabalho juntas é: “o que você espera da consultoria?” 

– O resultado da mudança ou aprimoramento de estilo ou de guarda-roupa vem em etapas. Algumas são sentidas de imediato outras ao longo de semanas, meses e até mais. Quanto mais treino e consciência das escolhas você ganha, mais você se apropria da sua imagem e da mensagem que quer comunicar. 

– Eu costumo dizer que a cliente precisa se preparar para os olhares e comentários que surgirão após um processo de consultoria. As mudanças serão notadas. Nem todo mundo irá entender o que exatamente mudou, mas saberão que algo está diferente. Tem gente que vai elogiar, tem gente que vai criticar. Cada um dá o que tem. O que você precisa fazer é parar diante do espelho toda vez que a insegurança bater e se assegurar de que a imagem que está ali reflete os seus valores e o seu ideal de estilo discutido e esmiuçado ao longo da consultoria. E aí, fica mais difícil de alguém te quebrar.

– É aqui que a Consultoria de estilo atua bastante fortemente para te dar o repertório das mensagens que diferentes imagens imprimem. Como a escolha de cores, formatos, tecidos são vistas nos diversos ambientes para você fazer escolhas conscientes. É construir a sua imagem com liberdade, mas também com informação. A segurança vem aos poucos e acreditar no seu processo e no processo de consultoria faz toda a diferença. Nem todos estão prontos para ver você brilhar. Respira fundo e siga firme.

– O investimento costuma ser uma questão para muitas pessoas. Eu já atendi mulheres de todas as condições financeiras. Pessoas que economizaram durante 1 ano para pagar a consultoria, pessoas que investiram parte do seu dinheiro por 1 ano para poder fazer as compras de uma vez só, pessoas que pagam à vista, pessoas que parcelam, pessoas que vão fazendo aos pouquinhos. Quem dita o ritmo da consultoria é o cliente. E foi também pensando nisso que eu criei programas de 1 hora para abordar assuntos muito específicos. Se chamam 1 hora sobre Estilo. Clica aqui para você entender melhor

– Talvez as maiores habilidades que eu desenvolvi ao longo destes 10 anos como consultora, foi a de ouvinte e a de tradutora. Para mim, o trabalho de consultoria é de interpretação de desejos. E as roupas e acessórios que apresento, são a tradução das vontades da cliente, jamais as minhas. E para chegarmos nisto, existem 6 conversas cheias de referências, discussões e insights. Clica aqui que eu explico tudinho.

Como eu costumo dizer, Consultoria de Estilo é muito mais sobre a gente, nossas travas, nossos traumas, nossas inseguranças e também sobre roupa, é claro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress